banco de dados – INSTRUÇÕES SQL – Lista FH4960

inserir a descrição da imagem aqui

1-Elabore uma consulta para produzir as seguintes informações para cada empregado:
recebe <salário> mensalmente, mas deseja <salário multiplicado por 3>
Insira um alias “Salário dos Sonhos” para a coluna resultante.
Ordene as tuplas resultantes explicitamente de modo ascendente pelo salário.

2-Elabore uma consulta para exibir os nomes de todos os empregados cujo nome contenha duas letras “e”, e que trabalhe no departamento de número 60 ou cujo seu gerente seja equivalente ao número 102.

3- Realize uma Auto Junção para recuperar o nome de cada empregado juntamente com o nome de seu respectivo gerente. Exemplo de Saída: João trabalha para Tiago.
A consulta deverá retornar todos os empregados, sem exceção. Para o empregado que NÃO possuir gerente vinculado, utilize a função apropriada do Oracle substituindo o valor nulo, referente ao nome do seu respectivo gerente, para a string “os acionistas”. Ordene de maneira descendente à relação resultante pelo NOME do gerente.

4- Qual seria a instrução SQL utilizada para criar uma tabela nomeada de tb_empregado_replica extraindo a estrutura completa com suas respectivas tuplas(simultaneamente) da tb_empregado?

5- Elabore uma consulta responsável por exibir o sobrenome e o número de semanas trabalhadas para todos os empregados alocados ao departamento 90. A tabela resultante apenas deverá possuir tuplas dos empregados que já trabalharam mais de 1000 semanas

6- Elabore uma consulta que atenda as especificações a seguir: Para os empregados que não recebem qualquer tipo de comissão, a consulta deverá dar um aumento salarial de R$ 2.000,00 e para os empregados que recebem comissão, a consulta deve calcular o novo salário igual ao salário existente adicionado ao montante da comissão. Ao final, a consulta deverá exibir as colunas nome, salário, percentual comissão e a coluna responsável pelo cálculo do novo salário, essa deverá ser intitulada de “Novo Salário”

7- Elabore uma consulta para encontrar o número de ocorrências do padrão de DNA ctc na string gtctcgtctcgttctgtctgtcgttctg. Utilize um alias “Contagem_DNA” para a coluna resultante (ignore case- sensitivity)

8- Um Analista de Dados precisa formular uma consulta responsável por exibir a função (id_funcao) e o total dos salários pagos mensalmente para cada função que possuir o total dos salários superiores à R$ 13.000,00. Excluir do resultado final as funções gerenciais (cuja sigla termine com MGR). Ordene as tuplas resultantes baseando-se no total do salário

9- Selecione as linhas do tb_empregado onde o valor de id_funcao começa com ac, fi, mk ou st, segue com _m e termina com an ou gr (a tabela resultante deve ter as colunas id_empregado e id_funcao